Monday 26 March 2018

Desvantagens da estratégia de diversificação relacionada


Vantagens e desvantagens de diversificar em um negócio não relacionado?


A diversificação não relacionada exige ampla experiência e capacidades operacionais.


Siri Stafford / Visão Digital / Getty Images.


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Quando uma empresa adquire outra empresa ou expande sua operação em uma categoria comercial não relacionada, ela se dedica a uma diversificação não relacionada. Muitas vezes é arriscado para uma empresa com pontos fortes em uma indústria ou produto para enfrentar uma indústria completamente independente, mas os retornos também são significativos para as empresas que conseguem essa estratégia de crescimento.


Cobrindo suas apostas.


Um dos motivos para diversificar em um setor não relacionado é proteger suas apostas contra os riscos de desacelerações econômicas ou cíclicas que afetam certas indústrias. Essa lógica é semelhante à abordagem de diversificação que muitos investidores adotam na escolha de investimentos ou ações. Se um dos seus negócios se esforça por um mergulho sazonal, de um ano ou de vários anos, as empresas em categorias não relacionadas poderiam continuar prosperando. Esta diversificação ajuda você a proteger contra grandes dificuldades de recessão de negócios.


Eficiências de alocação de capital.


Uma vantagem de operar vários tipos de negócios dentro de um único guarda-chuva corporativo é que você pode alocar recursos da empresa estrategicamente para atender às necessidades de cada empresa. Os funcionários corporativos podem compartilhar responsabilidades para funções como recursos humanos, compras e tecnologia da informação em toda a corporação. A corporação geralmente obtém vantagens de compra de desconto em suprimentos e recursos que pode distribuir em cada tipo de negócio.


Fortalezas de Liderança Comprometidas.


Uma das desvantagens mais significativas e típicas da ramificação para áreas de negócios não relacionadas é que você pode espalhar seus talentos coletivos demais. Líderes em uma empresa geralmente têm experiência, habilidades de planejamento estratégico e qualidades de liderança específicas para o setor ou setor comercial determinado. As chances de que um grupo de liderança possa fornecer uma direção consistente de alta qualidade de empresas drasticamente diferentes são limitadas. Mesmo com líderes que têm habilidades diversas, os requisitos de tempo e energia para otimizar resultados em empresas não relacionadas são significativos.


Falta de Sinergia.


Muitas empresas evitam a diversificação não relacionada como uma regra geral de negócios devido à falta de sinergia que existe. Quando você tiver diversidade relacionada, poderá integrar mais facilmente a marca, as filosofias, os recursos e as parcerias da sua empresa para aproveitar ao máximo. Com a diversificação não relacionada, muitas empresas intencionalmente têm que manter cada empresa diversificada segregada para evitar diluir as respectivas imagens de marca de cada negócio. Se a sua empresa for percebida como um líder confiável em uma categoria de produto, os clientes podem ficar confusos se a marca ficar sobrecarregada com mensagens misturadas de empresas ou produtos.


Referências (1)


Sobre o autor.


Neil Kokemuller é um ativista de negócios, finanças e escritor de educação e desenvolvedor de mídia de conteúdos desde 2007. Ele é professor de marketing da faculdade desde 2004. A Kokemuller possui experiência profissional adicional em marketing, varejo e pequenas empresas. Ele possui um Mestrado em Administração de Empresas da Universidade Estadual de Iowa.


Créditos fotográficos.


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As desvantagens do negócio diversificado.


A diversificação pode espalhar um negócio muito magro.


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Grandes empresas que procuram novos métodos de crescimento muitas vezes se diversificam em diferentes campos e atividades. Em teoria, uma empresa com participações em diferentes indústrias pode reduzir suas chances de danos financeiros se qualquer uma dessas indústrias atrasar. No entanto, a diversificação também pode apresentar desafios e desvantagens, tanto para uma empresa individual quanto para a economia como um todo.


Overextension.


Se a diversificação não for abordada com cautela, o resultado pode ser a sobreexpressão dos recursos de uma empresa. Para funcionar adequadamente, todas as divisões de uma empresa, por maiores que sejam, precisam de recursos suficientes para manter sua infraestrutura e operações ou começarão a declinar. Se, por meio de uma má gestão, ambição excessiva ou ganância simples, os diretores de uma empresa procuram expandir-se em muitas direções ao mesmo tempo, tanto os setores seniores como os novos da empresa podem sofrer falta de atenção e recursos insuficientes.


Falta de especialização.


Em uma época de aquisições corporativas, não é incomum ver uma empresa se expandir para um campo que não está totalmente relacionado às suas operações originais. Se uma empresa automobilística assumir uma empresa de distribuição de alimentos, por exemplo, ela deve manter o conhecimento adequado da empresa original ou pode se encontrar em apuros. As operações de diferentes empresas às vezes exigem conjuntos de habilidades totalmente diferentes. Se, no exemplo acima, os executivos da empresa de alimentos são soltos ou deixados voluntariamente, os novos proprietários podem possuir um bem que eles não sabem como correr.


As empresas que se diversificam em reinos que exigem infra-estrutura adicional, treinamento de funcionários e viagens entre áreas amplamente separadas correm o risco de aumentar seus custos até o ponto em que o valor do empreendimento está comprometido. Mesmo a diversificação mais lucrativa envolve aumento de custos e custos indiretos. As empresas devem analisar cuidadosamente os números antes de se mudarem para uma nova área, para ter certeza de que não gastam mais do que podem ganhar. As áreas mais seguras em que uma empresa pode diversificar estão intimamente relacionadas com o que já faz, portanto, há expertise e infraestrutura pré-existentes disponíveis.


Inovação Reduzida.


Uma grande porcentagem de inovação de negócios acontece em empresas menores que estão bem focadas em alguns objetivos tecnológicos ou empresariais. Se essas empresas se diversificam amplamente, isso pode diminuir seu foco, aumentar sua inércia burocrática e reduzir sua capacidade de responder de forma rápida e criativa às mudanças no mercado. Quando as empresas inovadoras começam a se atrasar, isso resulta em um efeito dominó ao longo da inovação técnica de ponta, resultando em um crescimento econômico mais lento e em uma diminuição ainda maior da inovação.


Referências (4)


Sobre o autor.


Jagg Xaxx escreve desde 1983. Suas principais áreas de escrita incluem surrealismo, iconografia budista e questões ambientais. A Xaxx trabalhou como marceneira há 12 anos, além de construir e renovar várias casas. Xaxx é doutor em filosofia na história da arte da Universidade de Manchester na U. K.


Créditos fotográficos.


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Train de Estratégia.


Treinamento Estratégico de Desenvolvimento de Pequenas Empresas.


Vantagens e desvantagens da diversificação não relacionada:


A diversificação não relacionada que é cuidadosamente desenvolvida e realizada somente após uma análise minuciosa do meio ambiente e os recursos próprios da empresa geralmente traz resultados financeiros muito bons. No entanto, em todos os casos, deve ser um investimento de baixo risco com um potencial de retornos elevados. Em alguns casos de aquisição da empresa, esta diversificação pode garantir fundos disponíveis durante uma desaceleração sazonal, aumentando o fluxo de caixa para a atividade comercial principal. Espalhar o risco através de diferentes setores da economia. É muito importante identificar indústrias em que a desaceleração da atividade comercial não coincida com as desacelerações no negócio principal da empresa.


A realização de uma diversificação bem sucedida não relacionada requer boas habilidades de gestão, seguindo de perto cada uma das atividades comerciais e identificando e solucionando os problemas menores. Quanto maior o número de atividades comerciais, mais difícil é a tarefa de gerenciamento total. Em muitos casos, o desempenho geral das atividades empresariais não relacionadas não excede as individuais. Às vezes, é ainda pior, a menos que os gerentes sejam excepcionalmente talentosos e focados. Em regra, a implementação de uma estratégia de diversificação não relacionada requer a alocação de recursos financeiros e humanos significativos e há sempre o risco de prejudicar o negócio principal da empresa.


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Diversificação relacionada.


Diversificação Relacionada é a distinção mais popular entre os diferentes tipos de diversificação e é feita com relação a quão perto o campo de diversificação é para o campo das atividades de negócios existentes.


Diversificação relacionada ocorre quando a empresa adiciona ou expande sua linha de produção ou mercados existentes. Nesses casos, a empresa começa a fabricar um novo produto ou penetra em um novo mercado relacionado à atividade comercial. Sob a diversificação relacionada, a empresa facilita o consumo de seus produtos produzindo produtos complementares ou oferecendo serviços complementares. Por exemplo, um produtor de calçados inicia uma linha de bolsas e outros acessórios de couro; uma loja de reparo de eletrônicos agrega ao seu portfólio de serviços o aluguel de aparelhos aos clientes para uso temporário até os seus próprios são reparados.


Especialistas formularam dois campos básicos em relação a:


Oportunidades para compartilhar recursos: quando todos os tipos de recursos tangíveis e intangíveis podem ser compartilhados ou "copiados" e a mesma marca comercial pode ser usada. Oportunidades para a integração estratégica: quando a integração das estratégias de marketing de duas empresas traz benefícios e os esforços integrados oferecem vantagens competitivas adicionais.


Este tipo de diversificação é usado principalmente por pequenas empresas porque é menos arriscado. Na maioria dos casos, não requer grandes investimentos e os proprietários se sentem mais seguros porque conhecem as oportunidades e ameaças no campo de suas principais atividades empresariais. No entanto, às vezes essa diversificação não traz os resultados esperados e lucros. Na maioria das vezes, a razão para isso é a subestimação dos problemas associados e a necessidade de conhecimento e habilidades no campo do gerenciamento de mudanças, diferenças culturais, gestão de recursos humanos (demissões, desistências, promoção, contratação) e assim por diante. No entanto, a razão para não atender aos resultados e expectativas da diversificação pode ser a superestimação dos benefícios e lucros esperados da sinergia, durante a análise preliminar.


Vantagens e desvantagens da estratégia de diversificação de negócios.


Em termos de marketing corporativo, a diversificação de negócios é a estratégia para aumentar os lucros vendendo novos produtos em novos mercados. Tal como acontece com todas as estratégias, a diversificação no negócio tem vantagens e desvantagens e a administração pode usar essas vantagens e desvantagens para diferentes fins.


Usos de diversificação.


A diversificação no marketing corporativo pode ser usada tanto para fins ofensivos como defensivos. Do lado ofensivo, a diversificação de negócios pode ser usada para aumentar os lucros da corporação através da criação de negócios em mercados inexplorados. No lado defensivo, pode ser usado para disseminar os ativos da corporação para se proteger contra a crise no mercado.


A diversificação aumenta os ganhos.


A maior vantagem da diversificação de negócios é o potencial aumento da receita. A diversificação de negócios significa vender os produtos de uma empresa em um novo ambiente que não foi testado em ocasiões anteriores; uma viagem de negócios bem sucedida pode levar a um novo fluxo de receita. Melhor ainda, essas empresas não competem com as participações mais antigas da corporação e tendem a oferecer maiores recompensas do que as das empresas pré-existentes.


Custo da diversificação:


Uma desvantagem significativa para a diversificação de negócios é o custo do lançamento de novos negócios em novas condições de marketing. É mais difícil para as empresas garantir recursos para iniciar essas empresas porque o elemento de risco é maior. Por outro lado, não há garantia de que a nova empresa comece a produção em um futuro próximo e uma empresa pode ter que suportar uma perda por períodos consecutivos antes de conseguir uma penetração de mercado suficiente para começar a fazer lucro. Dependendo de quando e quanto lucro, novas empresas podem não valer o investimento.


Risco de diversificação:


Outra desvantagem importante da diversificação de negócios é que é o mais arriscado de todas as estratégias de marketing possíveis. Quando uma empresa vende novos produtos em novas condições de comercialização, não possui os conhecimentos necessários para produzir nem vendê-lo nesses mercados. Nesse caso, você precisa gastar o dinheiro para adquirir qualquer conhecimento ou informação para ambos, e existe a possibilidade de que seu gerenciamento existente não seja capaz de fazer isso efetivamente, o que poderia transformar um projeto potencialmente lucrativo em um recurso que está afundando sem Retorna.

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